CADASTRE-SE(ESQUECI MINHA SENHA)

Sobre

 

Os primeiros anos de vida da criança estabelecem as bases para o seu desenvolvimento ao longo da vida. É nessa etapa que os circuitos neurais do cérebro são formados e fortalecidos por meio do estímulo e das relações de vínculo. A saúde física e emocional, as habilidades sociais e capacidades cognitivo-linguísticas que emergem nos primeiros anos de vida são pré-requisitos importantes para o sucesso na escola e, mais tarde, no ambiente de trabalho e comunidade. Sabe-se que o investimento na primeira infância é a melhor maneira de reduzir as desigualdades, enfrentar a pobreza e construir uma sociedade com condições sociais e ambientais sustentáveis.

Temos poucas informações sobre o desenvolvimento na primeira infância (DPI) no Brasil e é essa lacuna que o projeto PIPAS - Primeira Infância para Adultos Saudáveis - visa preencher.

O objetivo do Projeto é obter indicadores do desenvolvimento infantil (DI) por meio de pesquisas realizadas durante as campanhas de multivacinação. Trata-se de uma ação rápida e de baixo custo, formulada e validada em um estudo piloto realizado no Distrito Federal, Recife e Embu das Artes (SP), financiado pela Chamada 047/2014 MCTI/CNPq/MS/DECIT/Bill e Melinda Gates Foundation (Processo 401721/2015-9).

Elaboramos um questionário para obter informações que refletem os cuidados que as crianças recebem, tendo como base a proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef denominada Nurturing Care Framework. Assim, coletamos informações sobre o que é fundamental para as crianças se desenvolverem: boa saúde, nutrição adequada, oportunidades de aprendizagem desde o início da vida, proteção/segurança e cuidados responsivos.

Além disso, construímos um questionário para avaliar o desenvolvimento das crianças de acordo com a sua faixa etária, o QAD-PIPAS. Esse questionário passou por várias etapas de validação e mostrou-se adequado para a obtenção de indicadores do DI ao nível populacional.

Em 2019, o Projeto PIPAS foi implementado em 16 municípios do Ceará, com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Nesta etapa pudemos testar a realização da pesquisa em municípios de pequeno, médio e grande porte e a utilização de um aplicativo para a coleta de dados que facilita muito o trabalho dos entrevistadores. Os resultados deste estudo possibilitaram o planejamento de ações voltadas ao DPI e a identificação de fatores de risco e fatores protetivos ao DI.

Em 2022, com apoio da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (CGPAM/MS), Universidade Federal do Ceará e Fundação ASTEF, realizaremos a pesquisa em capitais brasileiras e no Distrito Federal durante a campanha de multivacinação. A proposta é utilizar os resultados da pesquisa para o planejamento de ações intersetoriais voltadas ao DPI e adotar essa proposta para o monitoramento dessas informações nos municípios.

Publicações do Projeto

Venancio SI, Bortoli MC, Frias PG, Giugliani ERJ, Alves CRL, MO Santos. Development and validation of an instrument for monitoring child development indicators. J Pediatr (Rio J). 2019. https://doi.org/10.1016/j.jped.2019.10.008.

Venancio SI, Buccini GS, Alves CRL, et al. Psychometric properties of the Child Development Assessment Questionnaire (QAD-PIPAS) for use in population studies involving Brazilian children aged 0−59 months. J Pediatr (Rio J). 2021

Venancio SI, Teixeira JA, Bortoli MC, Bernal RTI. Factors associated with early childhood development in municipalities of Ceará, Brazil: a hierarchical model of contexts, environments, and nurturing care domains in a cross-sectional study, The Lancet Regional Health - Americas, Volume 5, 2022.

Bortoli MC, Teixeira JA, Venancio SI. Projeto PIPAS: Monitoramento de indicadores do desenvolvimento na primeira infância. Revista Brasileira de Avaliação, vol.11, n3 spe, e111822, 2022. http://dx.doi.org/10.4322/rbaval202211018.


REALIZAÇÃO
APOIO
INSTITUTO DE SAÙDE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Santo Antônio, 590
Bela Vista São Paulo / SP
CEP: 01314-000
FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL
Rua Campos Bicudo, 98 1º andar, cj. 11 e 12
Jardim Europa - São Paulo / SP
CEP: 04536-010